Translate

05/06/2016

Make ecológica - o que é, porque usar e onde encontrar.




Crise, liberdade de gênero, opressão, feminismo, preconceito, corrupção, guerra...São tantos os assuntos atuais que sugam nossa atenção e nossa preocupação, que acabamos esquecendo que pequenos gestos podem mudar o mundo.
  Há muito tempo venho querendo postar algo que despertasse em meus leitores a necessidade de sermos conscientes em relação ao meio ambiente. Como gosto e falo bastante de maquiagem, trouxe o tema para ser visto de outra forma. Venho estudando sobre maquiagem ecológica e descobri coisas sensacionais, além de marcas que já se adaptaram a esse tipo de produto.

Maquiagem ecológica? Oi? Que?
Sim, existem alguns tipos de makes ecológicas que são elas: minerais, orgânicas e veganas. Pesquisei e descobri sobre cada uma delas...


 A make mineral vem de minerais (como o próprio nome diz) vindos da terra. Mica, óxido de ferro, óxido de zinco e dióxido de titânio, são alguns deles. O legal é que além de cor (boa pigmentação), os mineiras também protegem a pele a exposição do sol, por exemplo.
A make orgânica é realmente 100% natural (um máximo!) e precisa ter no mínimo 10% de matéria orgânica na composição. Além disso, não leva elementos prejudiciais à saúde, como o alumínio e o chumbo, utilizados em produtos de beleza e higiene.

A make vegana, não é difícil descobrir, né? Não leva nada que venha de animais em sua composição.
Todos os produtos precisam ter pelo menos 50% da matéria prima natural, para serem considerados ecológicos. E devem ser extraídos de cultivos sem agrotóxicos. Também precisam  comprovar a renovação da fonte de extração. Além do mais, não adianta fazer bem a nossa pele e prejudicar o meio ambiente, não é mesmo?

No Brasil já existem marcas que disponibilizam esse tipo de produto. A EcoTools é uma delas. Criada em 2008, pela Paris Presents Incorporate, é atualmente uma das marcas mais vendidas dos EUA. A linha conta com pincéis feitos com bambus, sacolas e embalagens recicladas, cílios postiços e até lenços demaquilantes totalmente biodegradáveis.
A Bioart é a pioneira no Brasil na criação de linha de maquiagem que nutrem a pele através de elementos naturais e orgânicos. Os biocosméticos são 100% veganos. Estão inclusos na linha sombras minerais (sem corantes), máscara nutritiva para cílios, pó facial, sabonete de tratamento detox, creme facial de argila, blush, corretivo, primer e outros produtos ecologicamente corretos. Muito amor, né?

Outra marca natural é a Alva Naturkosmetik. Com um nome desses, só poderia ser Alemã, não é?
 Criada em 1988, já conta com 12 linhas e dezenas de produtos incríveis que oferecem cuidados principalmente para peles alérgicas e sensíveis. Além de não agredirem a natureza, nem a pele, todas as linhas são de tratamento, pois exploram e valorizam princípios ativos da matéria-prima e seguem um rigoroso critério de seleção de alta tecnologia. Também é legal citar que a marca se preocupa em usar embalagens e serviços regionais.

Todas essas marcas são facilmente encontradas em lojas Online. Compre sem sair de casa ❤
Infelizmente a procura por cosméticos e produtos ecológicos no país ainda é baixa, (apesar de estar crescendo) e as makes chegam a custar até 30% mais caras que as não ecológicas. Mas, por que não fazer sua própria maquiagem? Vocês encontram receitas fáceis de batom, máscara para cílios, blush e outros, no site "Pensando ao contrário".


Vou terminar o post por aqui, para não ficar muito cansativo. No próximo falarei de marcas que também contribuem com o meio ambiente, porque comprar e porque não utilizar alguns produtos. Espero que tenham gostado! Pensem na causa com carinho. O dona lua agradece, e o planeta também. Beijoxxxxx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: