Translate

27/08/2014

Errar







 Certo dia eu pedi um " Big mc " e me mandaram um " Quarteirão ", um hambúrguer com duas carnes e duas fatias de pão a menos. Cheguei a levantar da cadeira para reclamar com o atendente de que meu pedido não era aquele. Mas a fila era tão grande só para fazer o pedido e maior ainda para a espera do lanche que pensei duas vezes. Além do mais, nos domingos parece que qualquer lugar que venda fast food, vira um formigueiro de tanta gente, falando junto e andando cuidadosamente com suas bandejas. Eu até poderia culpar o atendente pelo meu hambúrguer errado, mas não seria ético por imaginar que eles precisam fazer uma dúzia de pedidos por minuto. Resolvi que comeria aquilo, o preço era o mesmo. Quando comecei a comer, respondendo WhatsApp, reparei que aquele erro acabara de se tornar o melhor erro da minha vida. Daquele dia em diante, meu novo vício é o Quarteirão, com menos carnes e um molho inexplicável.

  As pessoas gostam muito de falar dos erros... das outras pessoas, lógico. Mas as vezes os erros são tão acertos quanto os próprios. Provavelmente você já falou alguma besteira muito grande e provocou risadas. Provavelmente já tomou a decisão erradas várias vezes. E se ainda não passou dos limites e bebeu um pouquinho ( ou bastante ! ) e disse tudo que ninguém precisava saber, ainda vai fazer isso um dia na vida. E é muito provável que você se arrependa talvez no dia seguinte, mas ninguém faz amigos tomando suco de laranja dentro de casa. Alguns tipos de erros precisam acontecer, é a lei da vida. E quantas pessoas por aí não erraram na validade em que as contas precisavam ser pagas e ficaram horas na fila do banco, aonde acabaram reclamando dos juros com alguém que passava pela mesma situação e acabaram ganhando uma conversa para ajudar a passa a hora, um amigo, talvez um amor ? Se tivessem se programado corretamente, ninguém pagaria juros, nem enfrentaria fila, nem conheceria um alguém.

  O erro do destino da SMS de alguém, pode ter mudado a vida de algumas pessoas de certa forma. Da mesma maneira que pode ter rolado apenas um " me desculpe, errei de número " sem futuro nenhum. Mas ninguém saberia o que viria depois se aquilo tivesse acontecido. Já parou para pensar que se você não tivesse conhecido certa pessoa, que só ferrou com a sua vida, você não teria conhecido outras, que conheceu através dela ? E se você não tivesse ficado de dependência e mudado de escola por isso, não teria conhecido seu melhor amigo, a única pessoa que não te olhou com desprezo depois de tudo o que você passou.

   Nesse mundo que chamamos de nosso, todo erro é mal visto. As críticas são inevitáveis, os rumores e aquelas indiretas desnecessárias no twitter sempre vão existir. Como se ninguém errasse. Que os céus nos envie paciência para aguentar tamanha incompreensão. Mas não sei como ainda não me acostumei. A mídia que diz nos trazer tanta informação só minimiza a mente das pessoas com distrações inúteis e as pessoas perdem não só a voz, mas a visão de ver o lado do outro.
 
   Quem nunca vacilou, corrigiu e levantou ? O problema é que para julgar existem vários, para solucionar só existe você. Nossos erros nos tornam quem somos. Não pelas péssimas escolhas, ou falta delas, mas pelo aprendizado que nos deixam. Da próxima vez que errar pense consigo mesmo " errei e o que isso me trouxe ? " . O tempo vai te mostrar que independente de como e o lugar, tudo o que fazemos tem um propósito. Se valeu a pena ótimo, se não valeu, não se culpe eternamente por aquilo, o que está feito não volta atrás. Se a vida fosse feita apenas para fazermos tudo de maneira certinha, nós nasceríamos com manual de instruções tatuado na testa. Para cada passo errado, dois certos, e assim chegaremos lá.

2 comentários:

  1. Oi Thaís, adorei seu texto.. Errar é humano, né?
    Obrigada pelo comentário no meu blog!
    Beijos,
    Ana
    www.blogdaninha.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário: